Saúde
Picture of Dr. Marco Araújo

Dr. Marco Araújo

Médico formado pela UNIVASF em 2014.

O que são Saúde e Saúde Mental?

Conceitos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atribui como “um dos direitos fundamentais de todo ser humano” o “mais alto padrão de saúde possível“, isso sem qualquer distinção de gênero, crença, religião, raça, opinião política, condição econômica ou social.

Ela (OMS) ainda define, de maneira bem abrangente, a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.”

Além disso, caracteriza a saúde mental como o alicerce para o funcionamento e o bem-estar dos indivíduos, tanto do ponto de vista pessoal como profissional. Ademais, reforça ser “mais do que a ausência de um transtorno mental, mas sim a capacidade de pensar, aprender e compreender as próprias emoções e as reações dos outros.” Ele é um estado de equilíbrio entre fatores internos e externos do indivíduo.

Impactos na Vida

Segundo a OMS, os transtornos mentais

 Mais de 100 milhões de pessoas sofrem de transtornos mentais na região do Pacífico Ocidental. Os transtornos depressivos sozinhos são responsáveis ​​por 5,73% da carga de doenças aqui.

Fatores relacionados

Esse conceito realmente deve ser amplo, tendo em vista os vários fatores associados, dentre o quais podemos citar:

  1. Bem estar físico: boa alimentação, bom controle das “taxas do sangue” (glicose, colesterol, triglicerídeos…), hábito intestinal regular, etc.
  2. Bem estar mental: estresse desencadeado por alta carga horária de trabalho ou muitas responsabilidades, etc.
  3. Fatores sociais: saneamento básico, água potável, boas condições de higiene e habitabilidade, etc.
  4. Fatores de risco: hipertensão arterial sistêmica (“pressão alta”), diabetes mellitus, osteoporose, hipertireoidismo, erro alimentar (consumo excessivo de gorduras e sal, por exemplo) entre outros
  5. Saúde coletiva: prevenção de doença e promoção da saúde, campanhas de vacinação, etc.

Conclusões

Como você pode perceber, a “doença” aparece através de uma sucessão de eventos, através de um conjunto de comportamentos e atitudes disfuncionais que repetimos ao longo de nossa associados à nossa predisposição genética. Dessa forma, faça a diferença hoje mesmo. Cuide da sua saúde e da saúde de quem mais importa para você. Procura por profissionais de sua confiança para mudar seu estilo de vida para melhor.

Veja também…

A ansiedade tem algum “lado bom”?

Psiquiatria x Hipnose: inimigos ou aliados?

Share this post

Conheça nossa plataforma de ensino com CURSOS ONLINE sobre SAÚDE MENTAL, PSIQUIATRIA e HIPNOSE?